quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ALUNOS GESTANDO










"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". Guimarães Rosa

ALGUNS LIVROS QUE LI

Dom Casmurro -Machado de Assis


Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente


A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo


Iracema -José de Alencar


O Cortiço -Aluísio de Azevedo


Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco


A Farsa de Inês - Pereira Gil Vicente


Vidas Secas - Graciliano Ramos

TP2 UNIDADE 8 LINGUAGEM FIGURADA






RELATÓRIO do FORMADOR

OFICINA 4

Ao estudarmos essa unidade passamos a identificar figuras na linguagem cotidiana; identificamos as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário e identificamos figuras do plano sonoro e sintático do texto.

Atividades Propostas pela professora Miriam Leal nas turmas 701/702

A linguagem que apresenta palavras empregadas em sentidos diferentes daqueles que elas têm normalmente é chamada de Linguagem Figurada.
Quando queremos fazer um paralelo entre dois elementos, usamos a comparação.
Na linguagem cotidiana, usamos expressões como estas:

Fumar como uma chaminé.
Mais perdido que cachorro que caiu de caminhão de mudança.
Surdo como uma porta.

1)Pesquise outras expressões usadas em seu ambiente que comprove o uso da Linguagem Figurada em nosso cotidiano.

Esperto como uma tartaruga.
Mais enrolado do que barbante em bolso de bêbado.
Feliz igual pinto no lixo.
Teimoso igual uma mula.

2)Veja estas definições da palavra ‘canário:
CANÁRIO
O canário é um fruto
maduro de sons
que nos presenteia
Com a doçura de seus cantos.

a)Compare a definição feita no poema com a definição de um dicionário.

b)Qual delas é mais poética, ou seja, mais expressiva, e transmite um modo diferente de ver o canário?

c)Na linguagem popular também ´e comum o uso de frases no sentido figurado, isto é de sentido diferente do normal. Descubras outras expressões usadas na sala de aula de sentido figurado.

Aninha é fera.
Jamile é uma uva.
A aula de matemática é um abacaxi difícil de se cascar.
Juquinha é uma anta.
Dona Vera é uma onça.
Esqueci o trabalho em casa.Lá vem chumbo grosso.

3)Produzir cartazes utilizando as figuras de linguagens estudadas.

Pirapetinga, 17/11/2009

TP2 UNIDADE 7 A ARTE: FORMAS E FUNÇÃO






RELATÓRIO do FORMADOR


O estudo dessa unidade ajudou a todos aproximarem de forma mais consciente
da arte e auxiliou a realização de um trabalho mais consciente com experiências artísticas em sala de aula.
Ao final da unidade alunos e professores passaram a identificar a arte na vida cotidiana.

Atividades propostas

1) Cada professor deverá escolher uma obra literária bem interessante para ler para sua turma, em forma de novela. Um capítulo (ou parte da narrativa) a cada dia.
A cada nova aula um aluno voluntariamente resume a história até o ponto já lido, para o professor dar seqüência juntamente com a turma à leitura.

2)Participação de alunos e professores de um Sarau Literário promovido pela Escola Municipal Coronel Ribeiro dos Reis onde 1(um) aluno de cada turma deverá declamar uma poesia.




Livros lidos pelos professores cursistas com seus alunos:

Santa Rita dos Remédios de Paulo de Souza Pacheco;
O Mandarim de Eça de Queiroz;
O Pássaro de Ouro de Dalila Belmonte e
Pra Você eu Conto de Moacyr Scliar.
Pirapetinga, 12/11/2009

TP2 UNIDADE 6 A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO



RELATÓRIO do FORMADOR

OFICINA 3

Nesta unidade observamos a frase e sua organização. Estudamos as várias possibilidades linguísticas de organização do texto e refletimos sobre a frase, suas características e constituição.
A partir dessa aula alunos passaram estabelecer a diferença entre frase, oração e período.

Atividade proposta

Construir um baralho com figuras. Distribuir as (cartas) para os alunos e pedir que criem frase, oração e períodos e depois textos coerentes com as cartas recebidas. Distribuir juntamente conectivos para levar os alunos a um grau maior de dificuldade.


Atividade selecionada pela professora Marcela Magalhães
Aluno: Jorge Turma 604

Frase:Que ursinho lindo!

Oração:O belo ursinho divertiu muito no passeio.

Período composto:Um ursinho lindo foi passear na floresta e encontrou vários amiguinhos.

Texto: Passeio divertido

O Ursinho Poeta e Leitão estavam passeando pela floresta quando viram um castelo com um animal estranho a correr pelo gramado.
Eles sabiam que no castelo morava Linch um leão marinho e que ali havia um imenso lago e um lindo campo verde.O que eles não sabiam é que de vez enquanto aparecia por lá um unicórnio.
No dia do passeio do ursinho e do leitão o unicórnio apareceu e foi uma festa.Os animaizinhos brincaram tanto que esqueceram a hora de voltar para suas casas.O leão marinho e o unicórnio não queriam que Ursinho e Leitão voltassem mais para casa e fizeram um pedido:
¬¬¬___ Fiquem e morem com a gente.Tudo aqui seria mais divertido se vocês morassem aqui.
Ursinho e Leitão ficaram emocionados mas tiveram que partir porque seus pais já deveriam estar preocupados. Foram embora tristes e com lágrimas nos olhos mas prometendo voltar sempre que houvesse oportunidade.
Pirapetinga, 10/11/2009

TP2 UNIDADE 5 Gramática: seus vários sentidos

RELATÓRIO do FORMADOR

Nesta unidade refletimos sobre as várias acepções que a palavra gramática tem nos estudos lingüísticos , e como a confusão entre essas acepções pode gerar dificuldades no ensino-aprendizagem da língua. Foi estudado a gramática descritiva e o ensino reflexivo, a gramática normativa e o ensino prescritivo.

Atividade proposta

Narrar o depoimento” Meu professor inesquecível” de Ivan Ângelo em 3ª pessoa, por um colega do aluno, ou por um dos professores criticados pelo narrador.Nesse último caso a narração deverá ficar em 1ª pessoa.Essa atividade foi sugerida no Avançando na prática que se encontra na página 30 da TP 2 Unidade 5




Relato em 3ª pessoa
Aluna: Ana Paula Morais
Turma 901
Professora Letícia

Sempre fui amiga de Ivan e ele sempre foi gordinho. Sempre estudamos na mesma sala e ele sempre disse desde pequeno que odiava a todos os professores.
Ivan era um menino que gostava de ler e sabia das coisas mais que o restante da turma. Sempre foi engraçado e fazia perguntas de um jeito que todos riam e com isso os professores se irritavam e pegavam no pé dele.
Acho que ele era o aluno que mais perguntava e que mais fazia a turma rir de suas perguntas, não que elas fossem idiotas mas era a maneira dele falar e a cara que ele fazia na hora de perguntar.
Ivan nunca obteve resposta satisfatória para suas dúvidas, por isso dizia que odiava e ia sempre odiar os seus professores.



Relato em 1ª pessoa
Aluno: Jefferson Rorigues
Turma 902
Professora Miriam

Sou o professor de Ciências de Ivan. Menino desatento, irônico e metido a sabichão. A direção dessa escola precisa dar uma advertência a ele. Nunca tem material em dia, sempre chega atrasado nas minhas aulas e gosta de fazer piadinhas com a fala dos professores.
Eu sempre emprego a palavra “percebe” que é a mesma coisa que “entendeu” e Ivan fez toda a turma me apelidar de ‘Percebe”
Penso que ele me odeia, ou seja, ele odeia a todos os professores, pois ouço comentários de meus colegas que lecionam para ele que o garoto vive aprontando nas suas aulas. A família desse menino precisa ser comunicada para tomar uma atitude juntamente com a direção e os demais professores.
Do jeito que está fica difícil trabalhar nessa turma e cumprir o planejamento escolar.

Pirapetinga, 05/11/2009

TP1 UNIDADE 4 A INTERTEXTUALIDADE OFICINA 2

RELATÓRIO do FORMADOR

Nessa oficina refletimos sobre o diálogo que cada texto faz com outros textos. Os textos que produzimos são resultados da influência maior ou menor, mais clara ou quase imperpectível, de outros textos. Vimos os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana e identificamos os vários tipos de intertextualidade.

ATIVIDADE PROPOSTA

Inicialmente foi feita uma pesquisa destacando títulos de novelas da TV GLOBO. Professores e adolescentes adoraram esse trabalho de campo. Após relacionar todo material no quadro negro a argumentação com intertextualidade começou a ser desenvolvida e entre inúmeros trabalhos realizados, a professora cursista Marcela Tavares selecionou este:


Tieta é uma Cabloca Da Cor do Pecado que virou Celebridade na novela Mulheres de Areia.
Zazá é uma Top Model amiga de Tieta que ficou com ciúmes e fez Caras e Bocas pois perdeu para a amiga o posto de A Favorita. Revoltada a Top Model fez promessas À Padroeira para não perder seu posto de Rainha da Sucata. Agora é que São Elas, as duas entraram numa briga de Cobras e Lagartos.
Tieta tinha Esperança de ganhar essa disputa Olho no Olho, mas Roque Santeiro, A Senhora do Destino e O Profeta juntos decidiram para a Felicidade de uma que A Favorita seria foi Zazá

Turma 901
Aluna Lara da Silva Costa


Pirapetinga, 03/11/2009

TP1 UNIDADE 3 O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA



RELATÓRIO do FORMADOR

Nesta unidade passamos a ter mais clareza quanto à caracterização e conceitos de texto, reconhecemos os diferentes pactos de leitura dos textos e aprendemos a indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas.


Atividade proposta: Outdoor

Relatório do professor

Esta aula foi ministrada na turma do 9° ano. Primeiramente ministrei a aula 7 deste livro para que eles ficassem sabendo o que era um OUTDOOR, qual finalidade e objetivo.
Depois, juntamente com a turma lançamos um concurso de produção de texto para outdoor. Foram elaborados edital, ficha de inscrição, folder que continha a história do OUTDOOR e o padrão brasileiro para elaboração do mesmo, com data de inscrição. Este concurso teve premiações para o 1°, 2° e 3° lugares. A premiação foi uma viagem para a Quinta da Boa Vista no Estado do Rio de Janeiro e mais uma pequena quantia em dinheiro.
O concurso teve como tema : “ A segunda edição da tarde de lazer do 9° ano. Esta turma para angariar dinheiro para a formatura, fez no primeiro semestre uma tarde de lazer, e no segundo fez outra.
O concurso teve como objetivo incentivar a produção de texto e re-escrita, e ajudou a promover a festividade dos formandos, pois o valor da inscrição foi uma prenda para a pescaria da turma.
Portanto este trabalho contém fotos de todo o processo elaborado, tanto antes, durante e depois do evento.
Foi um trabalho muito prazeroso para todos os lados. Os alunos ficaram felizes e foram participativos.
Pirapetinga, 27/10/2009

TP1 UNIDADE 2 VARIANTES LINGUÍSTICAS: DESFAZENDO EQUÍVOCOS OFICINA 1



RELATÓRIO do FORMADOR

Nesta unidade, aprofundamos nosso conhecimento e discussões sobre pontos polêmicos, no estudo da língua: a norma culta, a linguagem literária e as modalidades da língua: oral e escrita.Todos nessa oficina sentiram –se obrigados a parodiar uma poesia ou uma letra de música. Com tanto envolvimento e criatividade a hora passou sem nós notarmos.

Atividade proposta

Paródia é intertextualidade das diferenças. A partir desse conceito foi proposto aos alunos do 9º ano parodiar a letra da música “Beber cair e levantar”


PARODIANDO
LER, ESCREVER E RECORDAR



Vamos pra escola estudar, ler, escrever e recordar BIS
Ler, escrever e recordar 4X

Cabra estudante, cabra zoeira,
Só gosta mesmo, de fazer bobeira
Cabra estudante presta atenção,
Se não “ce” vai levar uma punição.

Eu já tentei mudar o professor,
Mas Dona Andréia não deixou porque o problema estava em mim.2X

Mas se você quiser me acompanhar,
Eu vou te convidar pra ir pra onde?

Pirapetinga, 20/10/2009

TP1 UNIDADE 1 VARIANTES LINGUÍSTICAS: DIALETOS E REGISTROS


RELATÓRIO do FORMADOR

O TP 1 trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura.
Na unidade 1 vimos que a língua não reflete só sobre o mundo, mas reflete também o mundo. Identificamos língua e cultura e os principais dialetos português.

Atividades Propostas pela professora Miriam Fernandes Leal

Esse texto é um dos exemplos das variações lingüísticas aprendidas chamadas de dialetos. Nele predomina a gíria a qual é uma variação entendida por quem pertence ao grupo, ou seja, nesse caso o adolescente.

1)Leia e interprete o texto a seguir. Ao surgir uma palavra que foi modificada pelo acento ou pelo hífen, circule-a e ao surgir um dialeto destaque-o com lápis de cor verde. Em seguida justifique a mudança que ocorreu no vocábulo. Re-escreva o texto após a correção do mesmo trocando os dialetos por palavras da norma culta.

Oh, dor!

- Comecei hoje aquele curso de vídeo, que estava fissurada pra fazer. Esperei pacas pra te vaga e horário pra mim. Uma eternidade. Valeu! [...]
- Que tal o professor?
- Que tal? O máximo!!! Lindo de morrer. Bem vestidérrimo. Na última. Um sorriso de derreter sorvete. Tipo bem mais velho. Deve ter uma 22 anos ou mais. [...] O papo dele balança qualquer opinião que já tive sobre mil coisas.
- Vou cair dura e roxa de inveja. Agora mesmo.
- Pára com isso, Miriam. É só ir lá e se inscrever também.
- Ta, gracinha otimista! Você acha que nesta casa vão achar, algum dia, que freqüentar academia de vídeo é bom? [...] ginástica ou dança vão bufar por conta do preço, mas vão resolver que é saudável pruma adolescente. Agora, curso tipo sinto-vontade-e-quero-saber-disso posso ir desistindo, antes mesmo de pedir. Aqui, a minha vontade não conta. A minha curtição, muito menos.

(Fanny Abramovich. Quem manda em mim sou eu. São Paulo, Atual, 1989.)


1- Miriam questiona uma situação familiar vivenciada por muitas crianças e adolescentes. Qual é essa situação?

2- Esse texto reproduz uma situação de linguagem oral ou escrita? Comprove sua resposta com um trecho transcrito do texto.
3- Na escrita, para indicar a fala dos personagens, que sinal de pontuação foi utilizado?
4- Qual ou quais vocábulos empregados nesse texto foram modificados pelo Novo Acordo? Transcreva-os e descreva a regra que modificou cada um deles.



Pesquisem outros dialetos e tragam na próxima aula para confecção de cartazes.

TP6 UNIDADE 24 Literatura para Adolescentes OFICINA 12



RELATÓRIO do FORMADOR

Essa oficina nos proporcionou reconhecer a qualidade da argumentação textual. A experiência foi tão gratificante que todos cursistas se empenharam em aplicar a oficina em sala de aula e os resultados foram surpreendentes pois surgiram criações de textos argumentativos e poesias utilizando apenas palavras começadas com a mesma letra.

Objetivos:
Reconhecer a qualidade da argumentação textual

Atividade realizada


Criar um texto argumentativo utilizando apenas palavras começadas com a letra C e crie poesia utilizando a letra P


Marília mora muito mal. O Marido Marlon é malfeitor , magro, mal-caráter e mesquinho.
Marlon maloca muita mercadoria, mente e dá mancada. É metido, machista, mafioso, maníaco e mal humorado.
Marília é moça maravilhosa, maneira. Mesmo merecendo marido melhor mima o mala murmurando musicalidade ao marginal.

TP6 UNIDADE 23 O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL : REVISÃO E EDIÇÃO



RELATÓRIO do FORMADOR

Nesta unidade após leitura dos textos referência foi proposto que cada professora na sala de aula faça os alunos observarem atentamente a estrutura dos textos analisados, observem as escolhas do vocabulário e a organização das idéias, produzam textos a partir de informações e em seguida façam a revisão.Atividades envolvendo resumos e revisão textual serão primordiais para que possamos avançar na qualidade da escrita de nossos alunos.



A atividade proposta pela professora Marcela Tavares foi a aula 5 do AAA6 Unidade 23

Da produção à edição


Texto produzido pela aluna Adriene Teixeira 6º ano


Bomba!!!
Lobo come vovó


Estamos aqui sobrevoando o local onde animal irracional invadiu uma casa e tentou comer a mais antigas das mulheres que ali habitava.
O crime teve como personagens principais um bandido conhecido como Lobo Mau e Vovó, uma pobre senhora.
Chapeuzinho Vermelho neta da vovozinha só escapou com vida porque no momento do crime encontrava-se na escola.
Um policial conhecido como Caçador chegou no local do crime e conseguiu resgatar a Vovó das garras do bandido.A senhora foi levada para o hospital com vários ferimentos feitos por mordidas pelo monstro canibal.

TP6 UNIDADE 22 ARGUMENTAÇÃO TEXTUAL Oficina 11 TP 6

RELATÓRIO do FORMADOR

O bom de estudar essa unidade e fazer essa oficina foi que todos nós passamos a identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos de uma maneira mais criativa e produtiva.
Identificamos e analisamos diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual. Foi um encontro proveitoso e produtivo.

Objetivos:
Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos.
Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual.

Atividade realizada
Escolha um ou vários provérbios e construa um texto argumentativo em que a tese tenha como moral o(s) provérbio(s) escolhido(s)

Texto produzido pelas alunas Jheniffer Fernandes e Larissa Santos
Turma 902

“Entre marido e mulher ninguém deve meter a colher”

Era uma vez uma família aparentemente unida mas quando estavam todos em casa o pau quebrava.Essa era a família Buscapé.
Agripina, a mãe adorava cozinhar, mas Romerito, o pai odiava ter que provar todas as comidas que ela fazia. Juventino, o filho era o M da família, ou seja meloso, mentiroso malvado.
Um belo dia Agripina estava discutindo com Romerito no portão de sua casa, pois ele sempre dizia que sua comida estava perfeita, mas recusava levá-la na marmita para o trabalho, preferindo comer qualquer besteira na rua.
Em meio a confusão do casal eis que surge a vizinha fuxiqueira que chega com uma colher para provar a comida de Agripina e começa a dar palpites na briga do casal.Agripina e o marido ficam bravos com a vizinha, fazem as pazes e colocam a fuxiqueira para correr.O casal é apludido por todos da vizinhança que assistiam a confusão.
Por isso é que se diz:” Entre marido e mulher ninguém deve meter a colher.”

TP6 UNIDADE 21 ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM

RELATÓRIO do FORMADOR

Após breve leitura da unidade, observamos tratar-se da argumentatividade como característica inerente da linguagem e que os textos trazidos para análise integram atividades didático- pedagógicas voltadas para o tema transversal, Corpo e Saúde.
As atividades propostas permitiram alunos e professores a identificarem marcas de argumentatividade na organização dos textos: identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual.

RELATÓRIO do PROFESSOR

Marcela Aparecida dos Santos Magalhães

Avançando na Prática TP 6 página 54

Esta atividade foi interessante de trabalhar em aula, pois os alunos começaram a ter uma noção do que são argumentos e aprendendo a utilizá-lo em suas produções, sabendo do que se trata.Eles ainda possuem muita dificuldade em escrever, mas achei a atividade proveitosa mesmo assim, pois houve interesse.Até me surpreendi com a consciência ambiental deles relatada nas produções.

Texto selecionado

Cuidar da saúde é uma forma de amor

Cuidar da saúde é forma de amar alguém. A saúde é tudo: amor, felicidade, carinho, etc. Cuidar da saúde é muito bom para o coração e o pulmão. Tudo isto se refere a saúde: amor, coração, tudo vem de Deus.
Ter saúde é bom para o corpo da gente, se não cuidarmos da nossa saúde, nós vamos nos sentir mal, com dor de cabeça, dor de barriga, etc. também é importante a felicidade da pessoa e para ter essa felicidade é preciso amar e ser amado.Isso é saúde!
Nunca podemos descuidar da saúde de nosso corpo.

Aluno: Cláudio
Turma 603
Pirapetinga, 08/09/2009

Quem sou?

Minha foto
Pirapetinga, Minas Gerais, Brazil
Sou Neusa Maria Machado Pena,formadora do GESTAR II Língua Portuguesa em Pirapetinga, filha única criada sem mimos e sim entre muitas dificuldades. Casada por 25 anos e mãe de Eveline e Evandro. Ela graduada em Matemática pela UFF e ele terminando o Ensino Médio. Sou graduada em Letras pela FAFI PRONAFOR Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes de Além Paraíba MG e leciono há 20 anos na Escola Estadual Capitão Ovídio Lima e há 15 na rede municipal. A cada ano trabalho com novas séries e adquiro mais experiências. Atualmente trabalho com EJA Médio e Biblioteca. Gosto muito do que faço mas sonho com minha aposentadoria para poder ter tempo suficiente para prestar serviço comunitário num hospital público ou em um asilo, contando histórias e ouvindo histórias de idosos. Sou uma pessoa cheia de esperanças, alegre e feliz apesar de alguns amigos dizerem que vivo em outro planeta e que preciso aterrissar urgentemente na Terra.

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