quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TP1 UNIDADE 1 VARIANTES LINGUÍSTICAS: DIALETOS E REGISTROS


RELATÓRIO do FORMADOR

O TP 1 trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura.
Na unidade 1 vimos que a língua não reflete só sobre o mundo, mas reflete também o mundo. Identificamos língua e cultura e os principais dialetos português.

Atividades Propostas pela professora Miriam Fernandes Leal

Esse texto é um dos exemplos das variações lingüísticas aprendidas chamadas de dialetos. Nele predomina a gíria a qual é uma variação entendida por quem pertence ao grupo, ou seja, nesse caso o adolescente.

1)Leia e interprete o texto a seguir. Ao surgir uma palavra que foi modificada pelo acento ou pelo hífen, circule-a e ao surgir um dialeto destaque-o com lápis de cor verde. Em seguida justifique a mudança que ocorreu no vocábulo. Re-escreva o texto após a correção do mesmo trocando os dialetos por palavras da norma culta.

Oh, dor!

- Comecei hoje aquele curso de vídeo, que estava fissurada pra fazer. Esperei pacas pra te vaga e horário pra mim. Uma eternidade. Valeu! [...]
- Que tal o professor?
- Que tal? O máximo!!! Lindo de morrer. Bem vestidérrimo. Na última. Um sorriso de derreter sorvete. Tipo bem mais velho. Deve ter uma 22 anos ou mais. [...] O papo dele balança qualquer opinião que já tive sobre mil coisas.
- Vou cair dura e roxa de inveja. Agora mesmo.
- Pára com isso, Miriam. É só ir lá e se inscrever também.
- Ta, gracinha otimista! Você acha que nesta casa vão achar, algum dia, que freqüentar academia de vídeo é bom? [...] ginástica ou dança vão bufar por conta do preço, mas vão resolver que é saudável pruma adolescente. Agora, curso tipo sinto-vontade-e-quero-saber-disso posso ir desistindo, antes mesmo de pedir. Aqui, a minha vontade não conta. A minha curtição, muito menos.

(Fanny Abramovich. Quem manda em mim sou eu. São Paulo, Atual, 1989.)


1- Miriam questiona uma situação familiar vivenciada por muitas crianças e adolescentes. Qual é essa situação?

2- Esse texto reproduz uma situação de linguagem oral ou escrita? Comprove sua resposta com um trecho transcrito do texto.
3- Na escrita, para indicar a fala dos personagens, que sinal de pontuação foi utilizado?
4- Qual ou quais vocábulos empregados nesse texto foram modificados pelo Novo Acordo? Transcreva-os e descreva a regra que modificou cada um deles.



Pesquisem outros dialetos e tragam na próxima aula para confecção de cartazes.

Um comentário:

  1. O que significa: Sorriso de derreter sorvete" e "curso tipo sinto-vontade-e-quero-saber-disso"?

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Pirapetinga, Minas Gerais, Brazil
Sou Neusa Maria Machado Pena,formadora do GESTAR II Língua Portuguesa em Pirapetinga, filha única criada sem mimos e sim entre muitas dificuldades. Casada por 25 anos e mãe de Eveline e Evandro. Ela graduada em Matemática pela UFF e ele terminando o Ensino Médio. Sou graduada em Letras pela FAFI PRONAFOR Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes de Além Paraíba MG e leciono há 20 anos na Escola Estadual Capitão Ovídio Lima e há 15 na rede municipal. A cada ano trabalho com novas séries e adquiro mais experiências. Atualmente trabalho com EJA Médio e Biblioteca. Gosto muito do que faço mas sonho com minha aposentadoria para poder ter tempo suficiente para prestar serviço comunitário num hospital público ou em um asilo, contando histórias e ouvindo histórias de idosos. Sou uma pessoa cheia de esperanças, alegre e feliz apesar de alguns amigos dizerem que vivo em outro planeta e que preciso aterrissar urgentemente na Terra.

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