quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TP2 UNIDADE 6 A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO



RELATÓRIO do FORMADOR

OFICINA 3

Nesta unidade observamos a frase e sua organização. Estudamos as várias possibilidades linguísticas de organização do texto e refletimos sobre a frase, suas características e constituição.
A partir dessa aula alunos passaram estabelecer a diferença entre frase, oração e período.

Atividade proposta

Construir um baralho com figuras. Distribuir as (cartas) para os alunos e pedir que criem frase, oração e períodos e depois textos coerentes com as cartas recebidas. Distribuir juntamente conectivos para levar os alunos a um grau maior de dificuldade.


Atividade selecionada pela professora Marcela Magalhães
Aluno: Jorge Turma 604

Frase:Que ursinho lindo!

Oração:O belo ursinho divertiu muito no passeio.

Período composto:Um ursinho lindo foi passear na floresta e encontrou vários amiguinhos.

Texto: Passeio divertido

O Ursinho Poeta e Leitão estavam passeando pela floresta quando viram um castelo com um animal estranho a correr pelo gramado.
Eles sabiam que no castelo morava Linch um leão marinho e que ali havia um imenso lago e um lindo campo verde.O que eles não sabiam é que de vez enquanto aparecia por lá um unicórnio.
No dia do passeio do ursinho e do leitão o unicórnio apareceu e foi uma festa.Os animaizinhos brincaram tanto que esqueceram a hora de voltar para suas casas.O leão marinho e o unicórnio não queriam que Ursinho e Leitão voltassem mais para casa e fizeram um pedido:
¬¬¬___ Fiquem e morem com a gente.Tudo aqui seria mais divertido se vocês morassem aqui.
Ursinho e Leitão ficaram emocionados mas tiveram que partir porque seus pais já deveriam estar preocupados. Foram embora tristes e com lágrimas nos olhos mas prometendo voltar sempre que houvesse oportunidade.
Pirapetinga, 10/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou?

Minha foto
Pirapetinga, Minas Gerais, Brazil
Sou Neusa Maria Machado Pena,formadora do GESTAR II Língua Portuguesa em Pirapetinga, filha única criada sem mimos e sim entre muitas dificuldades. Casada por 25 anos e mãe de Eveline e Evandro. Ela graduada em Matemática pela UFF e ele terminando o Ensino Médio. Sou graduada em Letras pela FAFI PRONAFOR Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes de Além Paraíba MG e leciono há 20 anos na Escola Estadual Capitão Ovídio Lima e há 15 na rede municipal. A cada ano trabalho com novas séries e adquiro mais experiências. Atualmente trabalho com EJA Médio e Biblioteca. Gosto muito do que faço mas sonho com minha aposentadoria para poder ter tempo suficiente para prestar serviço comunitário num hospital público ou em um asilo, contando histórias e ouvindo histórias de idosos. Sou uma pessoa cheia de esperanças, alegre e feliz apesar de alguns amigos dizerem que vivo em outro planeta e que preciso aterrissar urgentemente na Terra.

Seguidores