




RELATÓRIO do FORMADOR
OFICINA 4
Ao estudarmos essa unidade passamos a identificar figuras na linguagem cotidiana; identificamos as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário e identificamos figuras do plano sonoro e sintático do texto.
Atividades Propostas pela professora Miriam Leal nas turmas 701/702
A linguagem que apresenta palavras empregadas em sentidos diferentes daqueles que elas têm normalmente é chamada de Linguagem Figurada.
Quando queremos fazer um paralelo entre dois elementos, usamos a comparação.
Na linguagem cotidiana, usamos expressões como estas:
Fumar como uma chaminé.
Mais perdido que cachorro que caiu de caminhão de mudança.
Surdo como uma porta.
1)Pesquise outras expressões usadas em seu ambiente que comprove o uso da Linguagem Figurada em nosso cotidiano.
Esperto como uma tartaruga.
Mais enrolado do que barbante em bolso de bêbado.
Feliz igual pinto no lixo.
Teimoso igual uma mula.
2)Veja estas definições da palavra ‘canário:
CANÁRIO
O canário é um fruto
maduro de sons
que nos presenteia
Com a doçura de seus cantos.
a)Compare a definição feita no poema com a definição de um dicionário.
b)Qual delas é mais poética, ou seja, mais expressiva, e transmite um modo diferente de ver o canário?
c)Na linguagem popular também ´e comum o uso de frases no sentido figurado, isto é de sentido diferente do normal. Descubras outras expressões usadas na sala de aula de sentido figurado.
Aninha é fera.
Jamile é uma uva.
A aula de matemática é um abacaxi difícil de se cascar.
Juquinha é uma anta.
Dona Vera é uma onça.
Esqueci o trabalho em casa.Lá vem chumbo grosso.
3)Produzir cartazes utilizando as figuras de linguagens estudadas.
Pirapetinga, 17/11/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário