quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TP2 UNIDADE 5 Gramática: seus vários sentidos

RELATÓRIO do FORMADOR

Nesta unidade refletimos sobre as várias acepções que a palavra gramática tem nos estudos lingüísticos , e como a confusão entre essas acepções pode gerar dificuldades no ensino-aprendizagem da língua. Foi estudado a gramática descritiva e o ensino reflexivo, a gramática normativa e o ensino prescritivo.

Atividade proposta

Narrar o depoimento” Meu professor inesquecível” de Ivan Ângelo em 3ª pessoa, por um colega do aluno, ou por um dos professores criticados pelo narrador.Nesse último caso a narração deverá ficar em 1ª pessoa.Essa atividade foi sugerida no Avançando na prática que se encontra na página 30 da TP 2 Unidade 5




Relato em 3ª pessoa
Aluna: Ana Paula Morais
Turma 901
Professora Letícia

Sempre fui amiga de Ivan e ele sempre foi gordinho. Sempre estudamos na mesma sala e ele sempre disse desde pequeno que odiava a todos os professores.
Ivan era um menino que gostava de ler e sabia das coisas mais que o restante da turma. Sempre foi engraçado e fazia perguntas de um jeito que todos riam e com isso os professores se irritavam e pegavam no pé dele.
Acho que ele era o aluno que mais perguntava e que mais fazia a turma rir de suas perguntas, não que elas fossem idiotas mas era a maneira dele falar e a cara que ele fazia na hora de perguntar.
Ivan nunca obteve resposta satisfatória para suas dúvidas, por isso dizia que odiava e ia sempre odiar os seus professores.



Relato em 1ª pessoa
Aluno: Jefferson Rorigues
Turma 902
Professora Miriam

Sou o professor de Ciências de Ivan. Menino desatento, irônico e metido a sabichão. A direção dessa escola precisa dar uma advertência a ele. Nunca tem material em dia, sempre chega atrasado nas minhas aulas e gosta de fazer piadinhas com a fala dos professores.
Eu sempre emprego a palavra “percebe” que é a mesma coisa que “entendeu” e Ivan fez toda a turma me apelidar de ‘Percebe”
Penso que ele me odeia, ou seja, ele odeia a todos os professores, pois ouço comentários de meus colegas que lecionam para ele que o garoto vive aprontando nas suas aulas. A família desse menino precisa ser comunicada para tomar uma atitude juntamente com a direção e os demais professores.
Do jeito que está fica difícil trabalhar nessa turma e cumprir o planejamento escolar.

Pirapetinga, 05/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Quem sou?

Minha foto
Pirapetinga, Minas Gerais, Brazil
Sou Neusa Maria Machado Pena,formadora do GESTAR II Língua Portuguesa em Pirapetinga, filha única criada sem mimos e sim entre muitas dificuldades. Casada por 25 anos e mãe de Eveline e Evandro. Ela graduada em Matemática pela UFF e ele terminando o Ensino Médio. Sou graduada em Letras pela FAFI PRONAFOR Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes de Além Paraíba MG e leciono há 20 anos na Escola Estadual Capitão Ovídio Lima e há 15 na rede municipal. A cada ano trabalho com novas séries e adquiro mais experiências. Atualmente trabalho com EJA Médio e Biblioteca. Gosto muito do que faço mas sonho com minha aposentadoria para poder ter tempo suficiente para prestar serviço comunitário num hospital público ou em um asilo, contando histórias e ouvindo histórias de idosos. Sou uma pessoa cheia de esperanças, alegre e feliz apesar de alguns amigos dizerem que vivo em outro planeta e que preciso aterrissar urgentemente na Terra.

Seguidores

Calendário

Manchetes

Loading...