RELATÓRIO do FORMADOR
Nesta unidade refletimos sobre as várias acepções que a palavra gramática tem nos estudos lingüísticos , e como a confusão entre essas acepções pode gerar dificuldades no ensino-aprendizagem da língua. Foi estudado a gramática descritiva e o ensino reflexivo, a gramática normativa e o ensino prescritivo.
Atividade proposta
Narrar o depoimento” Meu professor inesquecível” de Ivan Ângelo em 3ª pessoa, por um colega do aluno, ou por um dos professores criticados pelo narrador.Nesse último caso a narração deverá ficar em 1ª pessoa.Essa atividade foi sugerida no Avançando na prática que se encontra na página 30 da TP 2 Unidade 5
Relato em 3ª pessoa
Aluna: Ana Paula Morais
Turma 901
Professora Letícia
Sempre fui amiga de Ivan e ele sempre foi gordinho. Sempre estudamos na mesma sala e ele sempre disse desde pequeno que odiava a todos os professores.
Ivan era um menino que gostava de ler e sabia das coisas mais que o restante da turma. Sempre foi engraçado e fazia perguntas de um jeito que todos riam e com isso os professores se irritavam e pegavam no pé dele.
Acho que ele era o aluno que mais perguntava e que mais fazia a turma rir de suas perguntas, não que elas fossem idiotas mas era a maneira dele falar e a cara que ele fazia na hora de perguntar.
Ivan nunca obteve resposta satisfatória para suas dúvidas, por isso dizia que odiava e ia sempre odiar os seus professores.
Relato em 1ª pessoa
Aluno: Jefferson Rorigues
Turma 902
Professora Miriam
Sou o professor de Ciências de Ivan. Menino desatento, irônico e metido a sabichão. A direção dessa escola precisa dar uma advertência a ele. Nunca tem material em dia, sempre chega atrasado nas minhas aulas e gosta de fazer piadinhas com a fala dos professores.
Eu sempre emprego a palavra “percebe” que é a mesma coisa que “entendeu” e Ivan fez toda a turma me apelidar de ‘Percebe”
Penso que ele me odeia, ou seja, ele odeia a todos os professores, pois ouço comentários de meus colegas que lecionam para ele que o garoto vive aprontando nas suas aulas. A família desse menino precisa ser comunicada para tomar uma atitude juntamente com a direção e os demais professores.
Do jeito que está fica difícil trabalhar nessa turma e cumprir o planejamento escolar.
Pirapetinga, 05/11/2009
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou?
- PERFIL do FORMADOR
- Pirapetinga, Minas Gerais, Brazil
- Sou Neusa Maria Machado Pena,formadora do GESTAR II Língua Portuguesa em Pirapetinga, filha única criada sem mimos e sim entre muitas dificuldades. Casada por 25 anos e mãe de Eveline e Evandro. Ela graduada em Matemática pela UFF e ele terminando o Ensino Médio. Sou graduada em Letras pela FAFI PRONAFOR Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes de Além Paraíba MG e leciono há 20 anos na Escola Estadual Capitão Ovídio Lima e há 15 na rede municipal. A cada ano trabalho com novas séries e adquiro mais experiências. Atualmente trabalho com EJA Médio e Biblioteca. Gosto muito do que faço mas sonho com minha aposentadoria para poder ter tempo suficiente para prestar serviço comunitário num hospital público ou em um asilo, contando histórias e ouvindo histórias de idosos. Sou uma pessoa cheia de esperanças, alegre e feliz apesar de alguns amigos dizerem que vivo em outro planeta e que preciso aterrissar urgentemente na Terra.
Arquivo do blog
-
▼
2009
(32)
-
▼
novembro
(15)
- ALUNOS GESTANDO
- "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repe...
- ALGUNS LIVROS QUE LI
- TP2 UNIDADE 8 LINGUAGEM FIGURADA
- TP2 UNIDADE 7 A ARTE: FORMAS E FUNÇÃO
- TP2 UNIDADE 6 A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO
- TP2 UNIDADE 5 Gramática: seus vários sentidos
- TP1 UNIDADE 4 A INTERTEXTUALIDADE OFICINA 2
- TP1 UNIDADE 3 O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCI...
- TP1 UNIDADE 2 VARIANTES LINGUÍSTICAS: DESFAZENDO ...
- TP1 UNIDADE 1 VARIANTES LINGUÍSTICAS: DIALETOS E ...
- TP6 UNIDADE 24 Literatura para Adolescentes OFIC...
- TP6 UNIDADE 23 O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL : ...
- TP6 UNIDADE 22 ARGUMENTAÇÃO TEXTUAL Oficina 11 TP 6
- TP6 UNIDADE 21 ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM
-
▼
novembro
(15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário