quarta-feira, 17 de junho de 2009

CAMINHADA DA LEITURA

PDE GESTAR
PROGRAMA GESTÂO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
TP 4 AAA4 aula 5 Unidade 13 CAMINHADA da LEITURA
Profª Cursista: Miriam Fernandes de Moraes Leal


Relatório:
O trabalho com a Caminhada de Leitura, desenvolvido com os alunos do 9º ano, objetivou, primeiramente, conscientizá-los de que vivemos rodeados de variedades textuais. Nossos alunos não têm dado conta disso, pois entendem como textos somente os que estão escritos nos livros, revistas, esquecendo-se de que as bulas, as placas, os manuais, as receitas, os classificados, os nomes de estabelecimentos e os outdoors também são exemplos textuais e que cada um tem uma mensagem significativa.
Após estas explicações, os alunos começaram a perceber a importância das mensagens explícitas e as desvendarem as implícitas.
Fomos para a rua e começamos a anotar variados tipos de textos, desde frases de caminhões às placas de trânsitos, anúncios, outdoors, preços de combustíveis comerciais, anúncios de festas, dentre outros; anotando e fotografando.
Em sala de aula, fomos passando as informações a limpo e visualizando as fotos e descobrimos juntos o que cada texto representava e significava.
No encontro seguinte, fizemos uma caminhada de leitura na própria escola e os alunos agora, sem minha ajuda, desvendaram textos que até então eles viam, mas não prestavam a devida atenção.
Concluíram que vivemos rodeados por textos e que são através deles que nos comunicamos e vivemos em sociedade. Foi feito um mural na escola com todas as fotos que registraram na Caminhada da Leitura.
Foi um trabalho muito prazeroso tanto para mim quanto para eles.










2 comentários:

Quem sou?

Minha foto
Pirapetinga, Minas Gerais, Brazil
Sou Neusa Maria Machado Pena,formadora do GESTAR II Língua Portuguesa em Pirapetinga, filha única criada sem mimos e sim entre muitas dificuldades. Casada por 25 anos e mãe de Eveline e Evandro. Ela graduada em Matemática pela UFF e ele terminando o Ensino Médio. Sou graduada em Letras pela FAFI PRONAFOR Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes de Além Paraíba MG e leciono há 20 anos na Escola Estadual Capitão Ovídio Lima e há 15 na rede municipal. A cada ano trabalho com novas séries e adquiro mais experiências. Atualmente trabalho com EJA Médio e Biblioteca. Gosto muito do que faço mas sonho com minha aposentadoria para poder ter tempo suficiente para prestar serviço comunitário num hospital público ou em um asilo, contando histórias e ouvindo histórias de idosos. Sou uma pessoa cheia de esperanças, alegre e feliz apesar de alguns amigos dizerem que vivo em outro planeta e que preciso aterrissar urgentemente na Terra.

Seguidores