PROGRAMA GESTÂO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
TP 4 AAA4 aula 5 Unidade 13 CAMINHADA da LEITURA
Profª Cursista: Miriam Fernandes de Moraes Leal
Relatório:
O trabalho com a Caminhada de Leitura, desenvolvido com os alunos do 9º ano, objetivou, primeiramente, conscientizá-los de que vivemos rodeados de variedades textuais. Nossos alunos não têm dado conta disso, pois entendem como textos somente os que estão escritos nos livros, revistas, esquecendo-se de que as bulas, as placas, os manuais, as receitas, os classificados, os nomes de estabelecimentos e os outdoors também são exemplos textuais e que cada um tem uma mensagem significativa.
Após estas explicações, os alunos começaram a perceber a importância das mensagens explícitas e as desvendarem as implícitas.
Fomos para a rua e começamos a anotar variados tipos de textos, desde frases de caminhões às placas de trânsitos, anúncios, outdoors, preços de combustíveis comerciais, anúncios de festas, dentre outros; anotando e fotografando.
Em sala de aula, fomos passando as informações a limpo e visualizando as fotos e descobrimos juntos o que cada texto representava e significava.
No encontro seguinte, fizemos uma caminhada de leitura na própria escola e os alunos agora, sem minha ajuda, desvendaram textos que até então eles viam, mas não prestavam a devida atenção.
Concluíram que vivemos rodeados por textos e que são através deles que nos comunicamos e vivemos em sociedade. Foi feito um mural na escola com todas as fotos que registraram na Caminhada da Leitura.
Foi um trabalho muito prazeroso tanto para mim quanto para eles.

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito boa essa "CAMINHADA DA LEITURA"!
ResponderExcluirparabéns!