sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TP 5 - Coesão Textual


As marcas do texto


O professor, nesta aula, incentivou os alunos a pensarem sobre a ligação (coesão) existente entre as idéias do texto. A partir de imagens selecionadas e organizadas pelos alunos, os mesmos construíram juntos um texto oral e depois escrito. A interferência do professor foi essencial para a construção de sentidos coerentes e para a escolha adequada dos conectivos que garantiram a coesão do texto.


Imagens selecionadas:









História Maluca - criada pela turma 602

A busca de Dr. Heleno e seus filhos

Um dia, o Dr. Heleno e seus filhos saíram de casa para passar um belo dia no campo. O dia estava tão bonito que resolveram passar um pouquinho na praia antes de retornarem para casa.

Chegando lá, resolveram dar um passeio de kaiake e viram um tubarão de longe.

De repente, veio uma onda muito forte que passou por cima do kaiake, virando-o.

Então, o kaiake afundou e foi parar no fundo do mar. Decidiram, então, tentar retornar à praia nadando.

Nadaram até avistarem a Ilha do Yan.

Na ilha, pescaram e assaram muitos peixes para comer, pois já estavam famintos.

Andando pela ilha, acharam uma cabana antiga, onde vivia um casal, que os acolheu. Eles estavam comendo um tipo de bolo e os convidaram. Comeram bolo até enjoarem.

A esposa do Dr. Heleno, que havia ficado em casa, estava triste e muito preocupada, aguardando notícias de seu marido e de seus filhos que estavam desaparecidos.

Os amigos da escola também estavam com saudade e muito preocupados, pois não tinham notícias.

Dona Maria Helena, desesperada, resolveu pedir ajuda à polícia para resgatar seu marido e seus filhos.

A polícia foi à busca. Demorou algumas horas até avistarem a ilha onde estavam. Conseguiram resgata-los e os levaram para casa, onde todos os familiares e amigos os aguardavam de braços abertos.

Decidiram, então, que nunca mais iriam se separar de forma alguma.

3 comentários:

  1. Estive por aqui. Seu trabalho está muito bom. Continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Roseli Figueiredo Ferreira- Gestar II Três Pontas- MG

    ResponderExcluir
  3. Olá professoras.

    Parabéns pelo belo trabalho. Gostaria de saber se a prof. Liliam Salles dá aulas em Pirapetinga. Por favor, podem responder aqui. Abraços

    ResponderExcluir

Quem sou?

Minha foto
Pirapetinga, Minas Gerais, Brazil
Sou Neusa Maria Machado Pena,formadora do GESTAR II Língua Portuguesa em Pirapetinga, filha única criada sem mimos e sim entre muitas dificuldades. Casada por 25 anos e mãe de Eveline e Evandro. Ela graduada em Matemática pela UFF e ele terminando o Ensino Médio. Sou graduada em Letras pela FAFI PRONAFOR Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes de Além Paraíba MG e leciono há 20 anos na Escola Estadual Capitão Ovídio Lima e há 15 na rede municipal. A cada ano trabalho com novas séries e adquiro mais experiências. Atualmente trabalho com EJA Médio e Biblioteca. Gosto muito do que faço mas sonho com minha aposentadoria para poder ter tempo suficiente para prestar serviço comunitário num hospital público ou em um asilo, contando histórias e ouvindo histórias de idosos. Sou uma pessoa cheia de esperanças, alegre e feliz apesar de alguns amigos dizerem que vivo em outro planeta e que preciso aterrissar urgentemente na Terra.

Seguidores